quarta-feira, 6 de junho de 2012

O que há por trás do "0g de gordura trans"?

Já está mais do que provado que as gorduras trans (ou gorduras hidrogenadas, ou óleos vegetais parcialmente hidrogenados) causam enormes danos à nossa saúde. Margarinas, bolos, biscoitos, batatas-fritas, todos os alimentos (melhor dizer venenos) que antes possuiam gorduras trans em sua composição agora são livres das mesmas. Mas o que é utilizado em substituição a essas tão maléficas gorduras?

Olhando o rótulo destes alimentos, mais precisamente na lista de ingredientes (que por sinal nos fornece muito mais informações sobre o alimento do que a própria composição nutricional, assunto para outro post) verificamos que a gordura trans foi substituída por gordura vegetal, que bom, tão inocente... Mas ops... a gordura vegetal é líquida em temperatura ambiente, como é que conseguem fazer biscoitos cream cracker tão crocantes, que nem sujam nossas mãos, com óleo vegetal, líquido? Pois é, os fabricantes não dizem, mas trata-se de gordura interesterificada, uma mistura, obtida por processos químicos ou enzimáticos, de óleos vegetais líquidos com óleos vegetais totalmente hidrogenados.

Poucas pesquisas até o momento abordaram os efeitos deste tipo de gordura no organismo, mas um estudo publicado em 2007 pela revista Nutrition & Metabolism, que comparou 3 tipos de gorduras (trans, interesterificada e saturada), concluiu que assim como a gordura trans, a gordura interesterificada altera os níveis sanguíneos de colesterol e glicose, o que não acontece com a gordura saturada.

Conclusão: muitos outros estudos são necessários para sabermos exatamente os efeitos da gordura interesterificada na saúde humana, e enquanto não sabemos, o melhor a fazer é evitar o consumo dos alimentos que contenham essas substâncias. No lanchinho dos nossos filhos, bom é colocar fruta no lugar da bolacha, castanhas e nozes no lugar das batatas fritas e até um pouquinho de manteiga no lugar da margarina...

Para quem se interessar, segue o link para acessar o estudo que referi: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed?term=Stearic%20acid-rich%20interesterified%20fat%20and%20trans-rich%20fat%20raise%20the

Um ótimo feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário