quarta-feira, 20 de junho de 2012

Lobo em pele de cordeiro - os perigos do xarope de frutose

Já citei aqui a importância de, no momento da compra de um produto alimentício, analisarmos os ingredientes que o compõem. Alguns deles, como a gordura trans, a gordura saturada, o sódio, o açúcar e aditivos artificiais já são bem populares por seus malefícios à saúde.

Mas vale a pena acrescentarmos mais um ingrediente ao rol dos vilões da nossa alimentação: o "xarope de frutose" (também conhecido como "xarope de milho rico de frutose" ou simplesmente "frutose").

Para esclarecer: a frutose é um carboidrato simples, encontrado nas frutas e no açúcar comum, a sacarose (que quando digerida transforma-se em glicose + frutose).

Neste momento é importantíssimo ressaltar que as frutas, além da frutose (que não é tão concentrada como nos xaropes) também contém fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, o que faz com que esses alimentos sejam maravilhosos e indispensáveis, principalmente se consumidos inteiros e com casca.

Por estar presente nas frutas, a frutose nos parece sempre muito inocente, porém quando em excesso (principalmente quando consumida na forma de "xarope de frutose"), este carboidrato pode levar à obesidade, resistência à insulina, diabetes, aumento dos triglicérides, hipertensão, aumento do ácido úrico, aterosclerose, esteatose hepática (gordura no fígado).

Assim, fica mais uma vez a dica: dar sempre preferência para os alimentos in natura, frescos, não-industrializados.

E para finalizar, uma listinha de alimentos que normalmente contêm este vilão:

- Danoninho, Chambinho
- Bisnaguinhas
- Barras de cereal
- Biscoitos recheados
- Catchup
- Sorvetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário