quarta-feira, 17 de junho de 2015

Iscas de porco com legumes à moda oriental

Aí vai uma receitinha bem gostosa que fiz essa semana, mas antes de começar acho legal dizer que a carne de porco, além de ser deliciosa, é super saudável e pode ser consumida com a mesma frequência da carne bovina, frango e pescados.

Ingredientes:

500 a 800 g de carne de porco em tiras (eu uso "pork stir fry")
1 colher (sopa) de azeite de oliva ou 1/2 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de gengibre cortado em tiras finas
Vegetais lavados e cortados, o que tiver em casa e gostar, à vontade (pimentão, brócolis, repolho, acelga, cogumelos, ervilha-torta, sugar snap peas, cebola)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1/3 de xícara (chá) de molho de soja (shoyu)

Modo de preparo:

Refogar a carne com o azeite e o gengibre em uma frigideira grande, até ficar dourada. Acrescentar os legumes, o óleo de gergelim e o shoyu. Cozinhar na panela tampada por 5 minutos, ou até que os legumes estejam "al dente". Servir com arroz branco.




Fácil, né?

Beijos e até a próxima!


Dica para facilitar a vida de quem cozinha

Quando me mudei para o Canadá, uma das coisas que precisei incorporar na minha rotina foi cozinhar diariamente. Eu sempre gostei e trabalhava com isso (além do consultório, fazia visitas às casas de clientes para ensiná-los a cozinhar, fazer compras, organizar a cozinha, e seguir o cardápio que eu elaborava), mas não precisava pôr a mão na massa em casa com tanta frequência.

Aqui em terras canadenses tento facilitar ao máximo minha rotina na cozinha, o que inclui fazer porções maiores e congelar as sobras de feijão, lentilha, carne moída, picadinho, frango refogado; fazer quantidades maiores de arroz, purê, legumes para que durem dois dias; deixar sempre à mão no freezer filés de frango, carne ou peixe para grelhar; usar saladas pré-lavadas ou deixar folhas lavadas e secas na geladeira; ter temperinhos e ervas prontos para serem usados, como salsinha já picada e congelada e cebola batida com alho e azeite. 

Hoje vou mostrar como fazer este último item.

Descasco e corto em 8 pedaços uma cebola média e bato com mais ou menos 10 dentes de alho usando esta mini-centrífuga ma-ra-vi-lho-sa (uma das minhas melhores aquisições aqui). Misturo 1 colher de sopa de azeite de oliva e coloco em um pote de vidro com tampa. Dura 1 semana na geladeira, e pode ser usado para temperar arroz, feijão, carnes, legumes. Para quem preferir, pode fazer somente com alho

Como descascar alho é uma tarefa bem chatinha e que toma muito tempo, compro no Superstore este alho já descascado, que fica na seção de verduras pré-lavadas.






Espero que gostem!

Beijos

Volta

Depois de 2 anos sem postar decidi retomar o blog, mas agora em terras canadenses. Viemos para Winnipeg em Setembro de 2013, e somente agora parece que as coisas estão entrando na rotina... Pretendo continuar postando sobre assuntos diversos em nutrição, receitas saudáveis e práticas e outras coisinhas...

Beijos e até a próxima!