Muitos pensarão: "O que fazer, não podemos viver em uma bolha...". Mas podemos sim tomar algumas atitudes que minimizarão a exposição desnecessária a essas substâncias tóxicas:
- Utilizar água filtrada para beber e cozinhar, sempre. Mesmo sabendo que a fervura elimina bactérias e outros microorganismos, algumas impurezas da água são eliminadas somente com a filtração.
- Utilizar alimentos orgânicos (legumes, verduras, frutas, ovos, frango, carnes) sempre que possível e dar preferências às frutas da estação, que necessitam de menor carga de agrotóxicos para se desenvolverem.
- Evitar alimentos que contenham aditivos artificiais, como corantes, conservantes, adoçantes, aromatizantes. Refrigerantes, sucos, gelatinas, balas e gomas de mascar, principalmente as versões diet/light/zero, costumam estar carregados destas substâncias.
- Evitar utilizar recipientes de plástico para armazenar alimentos, preferir aqueles de vidro ou inox. O mesmo vale para os pratinhos, copos e mamadeiras das crianças.
- Evitar o uso de papel alumínio e filmes plásticos para embrulhar e cobrir alimentos. A melhor opção para embrulhar o lanche das crianças é utilizar um guardanapo ou papel manteiga, e aí sim colocar em um recipiente de plástico se necessário.
- Utilizar panelas de aço inox, cerâmica esmaltada ou ferro fundido. Evitar aquelas de alumínio e as antiaderentes.
- Fazer atividade física.
- Ter um hobby.
- Respirar consciente, ter bons pensamentos, ser feliz...
Um ótimo dia a todos!